quinta-feira, 4 de julho de 2013

À morte que é sempre um começo!

 Marcelo Arcanjo de Jesus

Morrer é o maior temor de quem vive. Talvez seja pelo mistério que sempre cercou o homem.
Nenhuma espécie aceita tão fácil esse tão temido e inevitável fim.
A explicação pra tal medo deve-se às expectativas de que todos querem ser eternos.
Para o ser humano a resposta pra o medo é que os homens passam praticamente toda a vida em busca de sucesso e dinheiro e quando conseguem o que querem, não aceitam a morte, pois se prepararam para viver com se nunca fossem morrer e até os que se dizem preparados, não se entregam com tanta facilidade.
Cientificamente a morte é o cessar do corpo em sua complexidade celular e deve ser encarada como algo comum e natural.
Talvez seja ela nossa maior aliada, pois não permite que a vida seja monótona e o medo de morrer faz o homem aproveitar cada vez mais o estar vivo. O faz viver com intensidade e sem tanto comodismo.
É ela a solução imediata e definitiva para os perversos e para os que sucumbem na dor, é o alívio e descanso necessário.
Não dá pra pensar na vida ignorando a morte. Até porque a vida é necessariamente o seu oposto.
Há os que morrem para proporcionar vida a outros; os que vivem como se nunca fossem morrer e até alguns que apenas existem e que não é possível distinguir neles nenhuma das duas coisas.
São os apegos do homem à vida que tem distorcido a beleza que há no morrer e os faz esquecer de que as dores, doenças, tristezas e demais males que o assolam, são cessados nos que morrem.
Também não se pode esquecer a importância da morte para o perfeito equilíbrio do mundo e o grande e maravilhoso mistério que ela proporciona a todas as formas de vida que disso dependem.
Aos que acreditam em uma vida superior a morte é a porta.
De qualquer forma existem várias perguntas e questionamentos a cerca do morrer, mas nosso maior consolo é saber que Deus é a verdadeira vida e também a razão da vida e da morte. Por isso todos que Dele se aproximam jamais morrerão, mas farão uma passagem dessa vida para outra muito melhor.
A morte serve apenas para que todos desfrutem as transições entre essa e outras vidas, pois ela é sem dúvida alguma o começo de tudo.



Nenhum comentário: