sábado, 4 de setembro de 2010

Educação combina com religião?

O homem sempre esteve preocupado em evoluir e se tornar o centro da existência.


Hoje, são muitos os avanços tecnológicos; as curas de enfermidades que antes, trazia sofrimento e morte; a busca pela longevidade; as viagens espaciais, etc.

Sempre foi a pretensão dos seres humanos preverem com antecedência as catástrofes naturais e assim ficarem imunes à lei da natureza.

Mas todo esse progresso humano e evolução mental por vezes se viram ameaçado e obrigado a parar, frente a crenças errôneas e fanáticas, que tentam transformar o homem em um ser desequilibrado e insensato.

Em todas as épocas a religião fez calar as vozes de homens verdadeiramente geniais, simplesmente porque suas invenções e idéias foram contrárias ao interesse econômico e monetário da igreja.

Segundo a Bíblia, a religião tem como objetivo libertar os homens da prisão espiritual, mas que liberdade é essa que impede que alguém expresse o que sente ou acha?

É triste ver seres humanos confinados em igrejas e impedidos de viverem uma vida livre e feliz. Sim, feliz, pois a felicidade não se encontra em proibições e leis severas, mas na liberdade de se poder escolher o que deseja fazer sem terem sobre si o medo de que existe um Deus tirano e ditador que os irá lançar no inferno caso não o obedeçam.

É equivocada a idéia de os avanços científicos estão associados à maldição, pois é absolutamente normal que tudo que tudo evolua.

A religião é simplesmente um muro que impede que todos vejam além e percebam a dimensão de suas idéias.

Sem dúvida alguma a educação jamais combinará com a religião, pois a educação tem como finalidade despertar no homem curiosidades e torná-lo questionador, enquanto que a religião o atrofia de tal forma, até torná-lo um ser incapaz de pensar.

Nenhum comentário: